Acesso rápido à informação:
Praça Papa Paulo VI, 156 - Centro, 18790.000 - Óleo-SP
PREFEITURA ÓLEO
Sexta
Períodos nublados com chuva fraca

Min. 18
Máx. 29

Sábado
Céu limpo

Min. 14
Máx. 28

Domingo
Céu limpo

Min. 15
Máx. 29

telefone prefeitura Óleo(14) 3357.1211

Atendimento: Segunda à Sexta-feira,
das 8:00 às 11:30h e 13:00 às 17:00h

Histórico

Histórico

VOLTAR

Por volta do ano de 1888 mais ou menos, com a abertura de uma venda de terras, na alta Sorocabana local, então chamado de Sertão de Campos Novos, muitos migrantes vindos de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro passavam por este local onde faziam pousadas, sob a sombra de uma grande árvore de "ÓLEO", espécie de árvore ainda hoje encontrada em nossas florestas. Assim o local que era passagem forçada para os tropeiros e viajantes que iam em demanda de Campos Novos, ficou conhecido com o nome de "Pousada de Óleo".

Com o passar do tempo tornou-se um povoado, já com o nome de Óleo. Cinco (05) proprietários de terras no local resolveram então formar o Patrimônio, doando cada um 05 (cinco) alqueires de terra para a formação do Patrimônio, que teve como Padroeiro o "Senhor Bom Jesus". Foram eles os senhores: Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, considerados os fundadores da Cidade de Óleo.

Em embro de 1917, sob a chefia política do Coronel Olímpio Braga, foi criado o município de Óleo, cuja instalação deu-se em 07 de abril de 1918, tendo como seu primeiro Prefeito, o Coronel Olímpio Braga, um dos criadores do município, assim tornou-se Óleo uma das Cidades de nosso Estado. Pertence à comarca de Piraju-SP, tendo antes pertencido à Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, de cujas terras foi desmembrado. Com 188 km2 o município tem ainda um Distrito Batista Botelho e um bairro denominado Lajeado.

A Cidade de Óleo é ligada à Capital (São Paulo) pela Rodovia elo Branco, entrada pelo km 289B - da qual dista 14 km até o município de Águas de Santa Bárbara. 
O aniversário do município de Óleo é comemorado em 07 de abril, data da instalação. A força base do município é a agricultura e pecuária, sendo grande produtor de cereais, arroz, milho e café. A cidade apesar de pequena tem bons comércios.
A cidade de Óleo fica próxima aos grandes centros da Região, onde temos todos os recursos necessários tais como: Avaré, Bauru, Jaú, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e Botucatu, com grandes recursos médicos hospitalares. A Cidade de Óleo é toda asfaltada, com um belo Centro Comunitário, com piscinas, jogos e outras distrações para a juventude. Possui um bom Estádio Municipal para a prática do Futebol.

É ligada à Rodovia Raposo Tavares pela SP-287, Óleo-Piraju - SP.