Acesso rápido à informação:
RUA ANGELO VIDOTTO, 95 - VILA MARTINS, CEP 18.790-000 - Óleo-SP
PREFEITURA ÓLEO
Sábado
Céu limpo

Min. 14
Máx. 28

Domingo
Céu limpo

Min. 15
Máx. 29

Segunda
Céu limpo

Min. 16
Máx. 29

telefone prefeitura Óleo(14) 3357.1211

Atendimento: Segunda à Sexta-feira,
das 8:00 às 11:30h e 13:00 às 17:00h

Histórico

Histórico

VOLTAR

Por volta do ano de 1888 mais ou menos, com a abertura de uma venda de terras, na alta Sorocabana local, então chamado de Sertão de Campos Novos, muitos migrantes vindos de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro passavam por este local onde faziam pousadas, sob a sombra de uma grande árvore de "ÓLEO", espécie de árvore ainda hoje encontrada em nossas florestas. Assim o local que era passagem forçada para os tropeiros e viajantes que iam em demanda de Campos Novos, ficou conhecido com o nome de "Pousada de Óleo".

Com o passar do tempo tornou-se um povoado, já com o nome de Óleo. Cinco (05) proprietários de terras no local resolveram então formar o Patrimônio, doando cada um 05 (cinco) alqueires de terra para a formação do Patrimônio, que teve como Padroeiro o "Senhor Bom Jesus". Foram eles os senhores: Francisco Luiz Pereira, Joaquim Nazaré, Carlos Bernardino de Souza, Manoel Galdino de Oliveira e Antonio Pena, considerados os fundadores da Cidade de Óleo.

Em embro de 1917, sob a chefia política do Coronel Olímpio Braga, foi criado o município de Óleo, cuja instalação deu-se em 07 de abril de 1918, tendo como seu primeiro Prefeito, o Coronel Olímpio Braga, um dos criadores do município, assim tornou-se Óleo uma das Cidades de nosso Estado. Pertence à comarca de Piraju-SP, tendo antes pertencido à Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, de cujas terras foi desmembrado. Com 188 km2 o município tem ainda um Distrito Batista Botelho e um bairro denominado Lajeado.

A Cidade de Óleo é ligada à Capital (São Paulo) pela Rodovia elo Branco, entrada pelo km 289B - da qual dista 14 km até o município de Águas de Santa Bárbara. 
O aniversário do município de Óleo é comemorado em 07 de abril, data da instalação. A força base do município é a agricultura e pecuária, sendo grande produtor de cereais, arroz, milho e café. A cidade apesar de pequena tem bons comércios.
A cidade de Óleo fica próxima aos grandes centros da Região, onde temos todos os recursos necessários tais como: Avaré, Bauru, Jaú, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e Botucatu, com grandes recursos médicos hospitalares. A Cidade de Óleo é toda asfaltada, com um belo Centro Comunitário, com piscinas, jogos e outras distrações para a juventude. Possui um bom Estádio Municipal para a prática do Futebol.

É ligada à Rodovia Raposo Tavares pela SP-287, Óleo-Piraju - SP.